A Internet é considerada a grande revolução do século XX em termos tecnológicos ao combinar com outros como cinema e televisão.
Em Portugal a televisão continua a ser o meio com maior número de utilizadores diários mas a internet está a subir cada vez tendo um aumento de 36% em dois anos, segundo um estudo da Marktest em 2008. A internet cada vez mais assume um papel relevante na forma de como as pessoas se relacionam, sendo um pouco polémico o impacto que acarreta para a vida pessoal e social.
Alguns receiam que o uso abusivo da internet restringe a vida social dos indivíduos, muitos fogem da realidade e vivem outras vidas virtuais e mais fáceis como nos jogos do Simms 3 ou Second Lifes, outros dizem que facilita o estabelecimento de relações e o acesso das pessoas a redes de apoio ou amizade tal como o Hi5, Myspace, Orkut, Facebook, o que para mim estas comunicações tem mais negativismo do que positivismo.
Vários estudos em familias concluíram que a Internet teve um impacto negativo nos seus utilizadores, levando ao isolamento e a sentimentos de solidão e depressão.
Seria de esperar que ao potenciar a comunicação entre as pessoas, estas melhorassem os níveis de envolvimento social e bem-estar psicológico e a este efeito inesperado chamou-se o Paradoxo da Internet.
Um estudo em 2005 após acompanhar quase 5000 utilizadores de Internet, quando comparados com aqueles que não utilizam frequentemente a internet, os utilizadores passam menos 70 minutos por dia a interagir com a família, menos 30 minutos a ver TV e menos 25 minutos a dormir.
Eu acho que estes números ficam muito aquém da realidade e a maior parte poderia passar muito mais tempo com a família do que os meros 70 minutos.
Para além de a Internet ocupar um tempo precioso que poderia ser dedicado à interacção familiar.
Quando comparada as interacções normais à vida social online constitui um parente pobre, uma vez que esta ocorre “anonimamente” e muito virtualmente (tom de voz, expressão facial, postura corporal, gesto e mesmo o calor humano e outras características capazes de influenciar a comunicação como por exemplo a atractividade física.
Para descontrair ...

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