O interesse pelo tema é decorrente do interesse que a Internet vem despertando nas pessoas de modo geral e, especificamente, nas empresas e em seus profissionais que estão aprendendo a conhecer a tecnologia e a usufruir dos recursos oferecidos por ela. Este trabalho tem por objetivo identificar quais são os impactos causados pelo uso da Internet nas atividades empresariais sob a ótica dos empregados e gerentes, e limita-se a estudar profissionais que atuam no Estado do Paraná. O problema da pesquisa consiste em saber como a Internet está sendo usada no trabalho, de que modo ela altera as relações internas e externas das empresas e quais os impactos sentidos com o uso da tecnologia por gerentes e empregados. Para responder a essa questão foi realizada uma pesquisa survey exploratória , cujo instrumento de pesquisa usado foi um questionário contendo questões abertas e fechadas, destinado a empregados e gerentes. As etapas de levantamento de dados, validação, divulgação e aplicação do questionário foram feitas através da Internet. Como resposta pode-se destacar que a Internet é usada no trabalho para fins pessoais e profissionais. Os profissionais acham que a tecnologia permite mantê- los atualizados. Não vêem na Internet uma ameaça aos seus postos de trabalhos, por isso não oferecem resistência à sua implementação, diferentemente das outras Tecnologias da Informação. Nas relações internas, a Internet causa impacto na comunicação com os colegas de trabalho e também na realização de trabalhos em equipe. A comunicação também é a área mais afetada nas relações externas pela importância da comunicação com clientes, parceiros e fornecedores. Os profissionais não dependem fundamentalmente da Internet para realizar suas atividades, mas afirmam que a tecnologia facilita a realização do seu trabalho.
Atualmente, as estratégias de gestão de aprendizagem mais usadas pelas organizações são os programas
formais de treinamento, desenvolvimento e educação .Porém, apesar dos altos investimentos,
muitas organizações ainda utilizam sistemas de treinamentos inadequados à sua realidade, em virtude
da ausência de um processo sistemático de levantamento de necessidades e de avaliação dos resultados
obtidos por meio de treinamentos. É essencial o desenvolvimento de estudos que visem produzir
conhecimentos na área de avaliação, desenvolver soluções técnicas para a busca de sistemas que
ofereçam maior produtividade, lucratividade e cornpetitividade para as empresas e para os indivíduos.
O desenvolvimento e utilização das novas tecnologias de informação e comunicação em
treinamentos corporativos c abertos estão se tornando essenciais para facilitar a aquisição e atualização
de conhecimentos dos indivíduos.
Uma pesquisa independente conduzida pela Nucleus Research afirma que as empresas que permitem que os funcionários naveguem pelo Facebook em horário de trabalho perdem uma média de 1,5% na produtividade total de seus empregados.
Segundo o levantamento, realizado com 237 funcionários de escritórios, quase metade dos empregados consultados e 77% dos usuários da rede social acessam o site durante horário de trabalho.
Ainda de acordo com a pesquisa, alguns funcionários chegam a gastar duas horas de trabalho por dia no site de redes sociais.
Para descontrair ...


Nenhum comentário:
Postar um comentário